top of page

As diferentes faces do Marketing pra você não achar que marketing é só fazer layout nas redes sociais :)

  • habitusbusiness
  • 9 de fev. de 2024
  • 4 min de leitura

Costumo traçar uma analogia entre os profissionais de médico e advogado, com a profissão do marketeiro. Todo mundo acha que qualquer advogado entende absolutamente tudo de legislação - e consegue opinar desde divórcio até direito empresarial. Médicos também - que atire a primeira pedra quem nunca perguntou, assim, por um acaso, para um oftalmologista, uma opinião a respeito de um problema ortopédico no joelho.


O marketeiro é assim também - quando falo que sou profissional de marketing, logo me perguntam sobre questões como design ou redes sociais. Consigo até dar uns pitacos mais assertivos, mas não dá para esperar uma tese completa porque afinal de contas, não é minha área de especialidade.


E todo empreendedor acaba achando que somos como o peixe palhaço do filme do Nemo - que sabemos contar piadas e fazer rir - e não é bem assim.


O marketing tem muitas divisões, frentes de trabalho e que bom que estamos assim! Porque existe muito conhecimento e técnica em absolutamente tudo o que se faz. Marketing tem sim  muito de sensibilidade, mas tem também muita análise e embasamento quantitativo que quase não aparecem com frequência.


É uma pena que o marketing tenha virado sinônimo de “maquiagem” negativa - mas isso podemos deixar para outro texto. O foco agora é explicar as diferentes vertentes do trabalho do “marketeiro” - bora lá:



Marketing como estratégia de negócios: questões como plano estratégico de crescimento, desenvolvimento de canais de venda tem tudo a ver com a estratégia que um negócio está planejando ter. Então se você tem uma ideia de um negócio em mente, ou está revisando seu plano de negócios, um bom marketeiro estrategista de negócios é a pessoa certa para te ajudar. Existem uma série de ferramentas, desde as básicas como mix de marketing ou análises de PFOA, até golden circle e outras mais atuais, como green canvas - a pessoa estrategista pode ajudar a construir um plano estratégico de negócio - como um mapa, a ser seguido pela empresa. 


Inovação: o desenvolvimento de novos produtos é uma frente muito interessante do trabalho do marketeiro - porque lançar muita gente consegue - mas vender que é bom…é outra história. Outro dia tive uma discussão interessante com um colega, que me disse que empresa nenhuma seguiria em pé sem a área de vendas - e que, portanto, era mais importante que marketing. Meu contra argumento é simples: se não tem um básico de marketing por detrás do desenvolvimento do produto, da estratégia de venda, do posicionamento…eu aposto que esse vendedor, por mais top que seja, vai ficar perdido e essa venda tem grandes chances de não acontecer. O marketing aplicado na inovação é muito interessante - porque utiliza ferramentas como testes de conceito, pesquisas de mercado, sondagens qualitativas, projetos piloto, análise de concorrência e substitutos…enfim…são inúmeros os recursos técnicos de marketing para construir um projeto de inovação sólido com grandes chances de sucesso.


Comunicação e Design: o profissional de marketing que se especializou em comunicação é bem diferente das demais frentes. E é impressionante como muita gente até hoje acha que marketing é sinal de propaganda ou…mais usualmente…redes sociais. O profissional de social media é um marketeiro que se aprofundou no “P” de comunicação - e que está por dentro das diferentes ferramentas de comunicação que existem atualmente. Ele sabe compreender a melhor linguagem, o posicionamento verbal, o uso de imagens e todos os elementos de comunicação que constroem uma marca - seja nos meios digitais ou qualquer outro meio de comunicação. Ferramentas como construção de guia de marca, moodboard, arquétipos, guia visual e guia de linguagem, plano de comunicação…são algumas das entregas deste profissional tão importante em qualquer empresa atualmente. Alguns desses profissionais atuam em agências, outros em formato de freelancers.


Trade Marketing: a área de trade marketing eu considero uma das mais importantes de uma empresa - especialmente se o foco dela for varejo. Em grandes multinacionais e marcas, as áreas de trade marketing são consideradas o coração da geração de demanda - e são mesmo. Nos 4Ps de marketing (Produto, Praça, Preço e Promoção), a área de trade responde ativamente por 3 - praça, preço e promoção. Construir a venda no ponto de venda é uma tarefa muito árdua - demanda ações como análise detalhada de vendas, mix, gerenciamento de categoria. Demanda construir treinamentos, desenvolver promoções e campanhas que incentivem vendas - e é essa área, de trade marketing, a grande responsável por isso acontecer. É a área-ponte entre os departamentos de marketing e vendas - entre quem desenvolveu o produto e quem é responsável pela venda. É como você querer fazer um bolo sem o fermento - não cresce. O fermento é o trade marketing.


Eu citei aqui alguns dos principais departamentos dentro de uma grande empresa e que envolvem marketing - mas tem muito mais. Acho que esse guia básico vai poder te ajudar a compreender um pouco melhor, que marketing tem muitas frentes e que cada uma delas desempenha um papel diferente e relevante.


Se você está entrando nesse mundo de marketing e negócios, acompanhe a gente por aqui na Habitus - porque o que fazemos é tentar ajudar empreendedores menores a aplicar conhecimento de grandes empresas.  Até a próxima!


Gabriela Taborda Faria

 
 
 

Kommentarer


bottom of page